13 de abr. de 2011

Sandra vem sofrendo críticas pelo seu modo de apresentar o JH

Esse texto foi encontrado no blog do autor. Ele da a sua opinião sobre as críticas que a Sandra vem sofrendo pelo seu modo de apresentar o Jornal Hoje. Particularmente, achei esse texto muito interessante, pois traduz tudo o que penso a respeito desse assunto, e como ele parece ser uma pessoa neutra (não é Fã da Sandra) achei que seria uma maneira de mostrar o outro lado da moeda, postando esse texto aqui no blog, para que cada um tenha a sua opinião sobre o assunto.
_______________________________________________________________


OPINIÃO
Sandra Annenberg, uma das jornalistas de televisão mais conhecidas do Brasil, tem causado discussões polêmicas sobre sua forma de apresentar o Jornal Hoje. Ao lado de Evaristo Costa, a jornalista que também é atriz faz caras e bocas, gestos exagerados e comentários de gosto duvidoso. Mas será isso mesmo? Eu discordo.

Precisamos lembrar que o JH é um jornal voltado para as mulheres que estão em casa arrumando a cozinha, crianças e jovens que chegam da escola e aposentados. O conteúdo editorial é mais frio, leve, lembra o entretenimento com dicas de moda, beleza, turismo e gastronomia, além de prestação de serviço. Com exceção de casos extremamente factuais que exigem entradas ao vivo e coberturas de fato jornalísticas.

Sandra se sai muito bem falando diretamente para esse público, ninguém faz isso melhor do que ela. Já imaginaram uma apresentadora séria e robótica apresentando as pautas do JH? Seria muito chato. O Evaristo, companheiro de Sandra na bancada, embora tenha seu jeito descontraído, é mais contido, passa até um ar de timidez. E isso é bom para fazer um contraponto.

Aqueles que criticam a postura da Sandra têm todo direito por sinal, talvez se esqueçam que quando ela apresenta o Globo Notícia ou o Jornal Nacional a atitude dela é bem diferente. Ela entra no clima do telejornal, se torna mais séria, como o programa pede. Isso nos faz perceber que ela é uma boa atriz, interpreta segundo a notícia, o programa e o perfil do público. Ai está a importância do jornalista também fazer teatro, isto ajuda a interpretar melhor o fato noticiado.

Gesticular, falar com as mãos e com movimentos faciais também é comunicar. Muitos já leram o livro "O Corpo Fala", é por ai. A Sandra utiliza não só os recursos da voz para noticiar, mas também outros meios. Já tive a oportunidade de falar com Sandra, ela é muito atenciosa, simpática, assim como ela é no estúdio do JH. Sem dúvida Sandra Annenberg é uma profissional diferenciada, desconheço outra apresentadora como ela. Mas não tenhamos dúvida que ela vai fazer escola. Ninguém se sai melhor de um erro ou embaraço do que ela, até pelo fato de ser espontânea. O contrário acontece com outras profissionais que quando algo sai errado se desesperam e a situação fica pior do que encomenda.

Enfim, não estou aqui afirmando que o telejornalismo em geral tem que seguir a linha da Sandra, mas jornais do horário do almoço, mais informais e descontraídos têm que ter apresentadoras como a Sandra, alegre, para cima. Não dá para fazer nossas refeições vendo tiroteio, sangue, assassinato. Para esse horário algo mais leve é bem mais saudável.

Neuber Fischer 



46 comentários:

  1. quem critica o seu semelhanti e porque nao concege ser alguem neste mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só pode ter escrito errado de sacanagem. Não pode ser tão energúmeno assim.

      Excluir
    2. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk meu Deusssss socorro !Estão matando o português!!

      Excluir
    3. ridículo...
      a crítica enobrece e reorienta o trabalho principalmente de pessoas públicas como ela...

      Excluir
    4. kkkkkkkk espero que seja só mais um trollador carente de atenção escrevendo errado intencionalmente...

      Excluir
  2. Quem escreve feito esse anônimo é analfabeto e não teve oportunidade de estudar..xD

    ResponderExcluir
  3. Ela é CHATÍSSIMA. I-N-S-U-P-O-R-T-A-V-E-L.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então não olha, pronto. Eu, como discordo do seu comentário, lhe imagino como uma pessoa arrogante. Será que és? Não podemos julgar sem conhecer as pessoas.

      Excluir
    2. ela se comporta como uma pessoa falsa e, pior... como uma profissional limitada e cheia de falsidade... o tom da voz denuncia isso...

      Excluir
  4. eu acho chato sim.....principalmente a parte de previsão do tempo....que mais parece ser escrito para o gosto dela.....ora.....se ela gosta mais de frio ou de calor.....pouco importa......acho, portanto, ela um porre sim...

    ResponderExcluir
  5. Que mulher chata... Triste são as pessoas que ficam esperando por ela, na apresentação daquela revistinha eletrônica da Globo. Deus me livre, prefiro dar um tiro na cabeça! Pode dar a mão pr"aquela" socialitezinha que fica falando de etiqueta no Fantástico (Glória alguma coisa) e a "deselegante" Monalisa Perrone. Essa gente me faz ficar longe da TV dos Marinho.
    Se matem, amantes desse povo!

    ResponderExcluir
  6. SE SANDRA PARASSE DE FAZER AQUELA VOZ DE CORNETA E PRONUNCIASSE OS SSS E OS ZZZ NORMALMENTE, SERIA MUITO MELHOR! AH! SE ELA FALASSE AS PALAVRAS COM LETRA MUDA DIREITINHO, TAMBÉM MELHORARIA. EX: ADVOGADO, ADJETIVO, ABDOME.
    É HORRÍVEL !

    AS MAIS CHATAS DA TV :
    ANA HICKMANN
    SANDRA ANNEMBERG
    PATRÍCIA POETA (DÁ NOTÍCIAS FECHANDO OS OLHOS-parece até que tá coisando)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Encontrei alguém que pensa como eu. Coloco as três em condições de igualdade no ranking da chatice sem limites.

      Excluir
    2. Pensei que só eu achasse isso . Nunca vi tanta chatice junta

      Excluir
    3. ah... tem uma que tá no mesmo caminho ... Renata Ciribelli ... afff

      Excluir
    4. Nossa...concordo ! Ela não fala o s corretamente. As vezes ela troca o s por x. Horrível. Ta cada dia pior .

      Excluir
  7. muito chata a sandra, aff. muito estranho seu jeito de pronunciar palavras com n ou m fazendo som de am, en, etc. Rididicula sem falar o tanto q soa artificial e falso seus comentarios, como hj ao se despedir de 2013.

    ResponderExcluir
  8. agora chata em dobro com seu sotaque forçado de carioca. Carioca do Braich ou do Bixiga.
    .Parei de ver o j.h. tá completamente sem graça.

    ResponderExcluir
  9. Nossa! Uma verdadeira reunião de pessoas de mal com a vida e com o sucesso alheio. Ainda bem que ela não depende de vocês para continuar exercendo sua profissão. Menos fel e mais amor, galera!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a crítica é democrática e não tem nada a ver com estar de bem ou de mal com a vida... a voz empostada de sandra e sua postura profissional na bancada do JH são irritantes... e o sotaque proto-carioca é um pé no saco!

      Excluir
  10. Ela pode ser uma excelente jornalista, entretanto, é muito forçada, exagerada ao extremo no jornal hoje! Não gosto da forma que ela apresenta o jornal.

    Patrícia Brito, Salvador Bahia

    ResponderExcluir
  11. Ela pode ser uma excelente jornalista, entretanto, é muito forçada, exagerada ao extremo no jornal hoje! Não gosto da forma que ela apresenta o jornal.

    Patrícia Brito, Salvador Bahia

    ResponderExcluir
  12. Não tenho como julgar a Sandra que não seja sua desenvoltura no telejornal, especificamente o J.H. Até acredito que ela seja uma ótima pessoa fora do aspecto televisivo... mas é bastante incômodo como ela, exageradamente, gesticula, com mímicas faciais e movimentos desproporcionais, além de falar de maneira irritante. Parece brincadeira, mas muitas vezes deixo de assistir o JH por conta de como ela apresenta.

    ResponderExcluir
  13. !Não assisto mais o JH, por causa da voz insuportável da Sandra Annenberg. Me desculpe Evaristo, mas não dá!

    ResponderExcluir
  14. O jornalismo da Globo é um lixo no geral.

    ResponderExcluir
  15. Trocaram 6 por meia dúzia, Patricia Poeta era chata demais, falava cantando
    e não pronunciava os Rs das palavras exemplo. Fala, dize, come em vez de
    falar, comer e dizer.

    ResponderExcluir
  16. Ela É muito chatinha, forçada, quer ser muito politicamente correta e se torna essa merdinha. Sem graça, muito ensaiadinha, se é que me entendem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho...é sério não consigo mais assistir jornal nacional com essa sandra Annenberg, afff

      Excluir
  17. Ela É muito chatinha, forçada, quer ser muito politicamente correta e se torna essa merdinha. Sem graça, muito ensaiadinha, se é que me entendem...

    ResponderExcluir
  18. INSUPORTÁVEL, CHATÍSSIMA ANNEMBERG. QUE BOM QUE MUITAS PESSOAS ACHAM ISSO.

    ResponderExcluir
  19. O Programa "Como Será" é muito bom. Mas não consigo assisti-lo.
    A Sandra quer ser extremamente simpática, mas na minha opinião é muito artificial e passa uma imagem de falsidade.

    ResponderExcluir
  20. O Programa "Como Será" é muito bom. Mas não consigo assisti-lo.
    A Sandra quer ser extremamente simpática, mas na minha opinião é muito artificial e passa uma imagem de falsidade.

    ResponderExcluir
  21. uffa....ainda bem que ela saiu de férias do "como será" - finalmente vou poder assistir alguns programas. dessa vez tá a michele loreto apresentando, muitissimo melhor... a annenberg é muiiiito artificial, forçada, é tão irritante que nunca consigo ver nem o JH nem o "como será" com ela....NUNCA - é uma pena. ela deveria ficar somente na Editoria, nunca na apresentação. parece que a globo faz de sacanagem, ou entao ela tem muita "costa quente" lá dentro, sei lá.

    ResponderExcluir
  22. é um riso exagerado ,,um sorriso imbecil até para dar noticias de mortes ela cai na gargalhada forçada exagerada...
    muito riso forçando a barra demais para forçar a impressão de super felicidade que a coisa ta uma maravilha ,,exagerada demais

    ResponderExcluir
  23. PIOR É O MODO COMO ELA ARREGANHA O NARIZ PRA CIMA QUANDO RI, PARECE ATÉ QUE ESTÁ MORRENDO, CHATA, CHATA DEMAIS, PATRIOTA-IDIOTA, ALIENADA, UM PÉ NO SACO, JÁ TÁ VELHA, PODIAM TROCAR POR OUTRA.

    ResponderExcluir
  24. Insuportável! Não assisto o JH por causa dela.

    ResponderExcluir
  25. sandra annemberg emposta a voz até quando vai tossir... a entonação forçada revela o sorriso de marionete e humor robótico desta péssima apresentadora... deveria ser relegada para ser host em programas infantis e debilóides e deixar os fatos serem noticiados por quem é profissional...

    ResponderExcluir
  26. não sei se é casada mas do jeito que oferece as notícias até um gemido de prazer vai sair com entonação de reporter policial...

    ResponderExcluir
  27. Dependendo da notícia, é uma expressão...forçada demais.
    Ranking das chatas/insuportáveis:
    1) Sandra Annenberg
    2) Rodaika Daut RBS TV Sul
    3) A mulher daquele Boninho
    3)

    ResponderExcluir
  28. A Sandra força a voz... emposta a voz de maneira artificial e forçada... sua voz fica parecendo a de uma avózinha daquelas bem chatas e que não param de falar... desemposta a voz, muié... parece que está tendo um orgasmo solitário...

    ResponderExcluir
  29. Realmente é irritante essa forma de tentar se destacar, fica a voz empostada na frente do profissional, nem dá para mensurar quem é quem.

    ResponderExcluir
  30. Tom de voz chatissimo...de doer os ouvidos, assim como me incomoda o sotaque carioca da maioria jornalistas da Globo.
    A linguagem e sotaque precisam ser mais nacional, mais neutro....
    A boca dos carioca está ficando cada dia mais fechada . Estão exagerando
    Ouçam Jorge pontual, Bárbara Souza, hermelinda Rita, e outros vários do sistema Globo.
    Na Band tem uma tal Mariana Procópio que e de lascar.

    ResponderExcluir